Pré-candidatos Zezinho e deputada Bebel debatem educação em Jandira 

Política
Ferramentas
Tipografia
  • Minuscula Pequena Media Grande Gigante
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

A cidade de Jandira recebeu, no sábado (30), a convite do pré-candidato a deputado federal Zezinho (PT), a deputada estadual e pré-candidata a reeleição Professora Bebel (PT-SP), visando debater o tema “Educação”, com os profissionais da pasta, tirando proposta e sugestões para o plano de governo do pré-candidato ao governo de São Paulo,  Fernando Haddad. O encontro aconteceu na Associação Cultural Esportiva Nikkey.      

O público formado por professores e profissionais da Educação do município de Jandira e de cidades vizinhas, contaram com a experiência de uma icône do Partido dos Trabalhadores sobre o tema, Maria Izabel Azevedo Noronha, mais conhecida como Professora Bebel, é uma professora que preside a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa-SP. É também Presidenta da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e membro da Executiva Nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores). Foi também secretária Geral da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). 

A mesa de debate contou ainda com a presença do ex-prefeito de Jandira, Paulinho Bururu; do presidente do Sindicato dos Servidores de Jandira (Sindserjan) José Henrique Campos e das professoras Marly Lobato, Daniela Mota e Sandra Ferreira. 

O pré-candidato Zezinho destacou a falta de valorização de professores e profissionais da Educação. Disse que o plano de carreira precisa ser revisado e reformulado, porque no formato que está desestimula a categoria, frisando que hoje, um profissional com 20 anos de carreira recebe salário igual a um profissional iniciante.

Outros pontos destacados por Zezinho foram relacionados ao ensino fundamental “É assustador a quantidade de alunos de 4ª e 5ª série que não sabem ler nem escrever”, apontou. Lembrando que com a pandemia da Covid-19, seguida pela quarentena a situação ficou agravante na educação escolar. “Precisamos sim, discutir com Haddad como vamos resolver e recuperar isso”, completou Zezinho, dizendo ainda que educação também deve ser debatido com toda a sociedade. 

Sem reajuste na tarifa de ônibus - Zezinho ainda deu como exemplo de luta e conquista uma Ação Popular de sua autoria, que proíbe o reajuste da tarifa do transporte público na cidade de Jandira durante este ano, além da obrigação da ampliação da frota nas linhas municipais e a devolução de mais de R$ 6 milhões pela empresa prestadora do serviço, aos cofres públicos do município.

Bebel foi professora em escola de Jandira

Por sua vez, a deputada estadual Professora Bebel fez uso da palavra dizendo que tem afinidade com a cidade de Jandira, que lecionou, na Escola Estadual Maria Cristina Lopes, no Jardim Alvorada, no início de sua carreira, sendo a primeira unidade escolar que atuou como professora efetiva do estado.

A deputada respondeu várias perguntas, mas iremos dar destaques em alguns pontos. Segundo a parlamentar, uma das lutas que continuará defendendo é a inclusão dos monitores no quadro de professores da Educação Básica. "Este é um título que é justo”, afirmou Bebel. Ela também é contra os descontos na previdência de servidores públicos que estão aposentados ou pensionistas.

Quanto à educação básica, Bebel afirmou que deve ser uma prioridade do governo. “Queremos que os filhos dos trabalhadores tenham a mesma oportunidade que os filhos de outras classes sociais”, destacou. 

Estrutura de D. João VI  

Para Bebel os governantes não investem em tecnologia, os equipamentos públicos de educação, segundo ela, estão na era do D. João VI, lápis, lousa, giz e apagador. “Queremos tecnologia em salas de aula, com internet, lousas digitais, notebook como meio de aprendizagem”, disse a deputada.

Necessidades Especiais

Um tema também muito debatido é a falta de habilidade dos profissionais para atender alunos com necessidades especiais. Uma professora de Itapevi entregou um projeto de atenção básica para inclusão do aluno autista. 

A deputada explicou que um dos maiores desafios da atualidade é proporcionar uma educação para todos, sem distinções, além de assegurar um trabalho educativo organizado e adaptado para atender este público, que inclui a qualificação dos profissionais, além de suportes técnicos com psicopedagogo, psicológico, terapêutico e assistentes sociais para trabalhar junto a família. 

Xadrez na escola

O projeto de incluir o xadrez no currículo escolar também foi defendido. A atividade pode ajudar no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Através desse jogo, os alunos podem melhorar a concentração, aguçar a memória e desenvolver o raciocínio lógico, além de instigar a imaginação ensina a respeitar o seu oponente.

Prejuízo: Bolsonaro fez cinco trocas de ministros da Educação

Durante o debate, professores e políticos informaram que não têm condições de discutir Educação com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que já fez a 5ª indicação de ministro para a pasta. Para os participantes, isso atrapalhou a evolução do sistema educacional no país, tornando um verdadeiro retrocesso na alfabetização dos alunos. 

Lembrando que Fernando Haddad foi ministro da Educação por 6 anos consecutivos, período em que o Brasil mais avançou em educação básica, fundamental, médio e universitário, além dos cursos de qualificações profissionais.   

Fernando Haddad

Na ocasião, todas as sugestões entregues escritas ou citadas pelos participantes no microfone, durante o debate, foram anotadas e encaminhadas para uma avaliação e serão sugeridas no plano de governo do então pré-candidato Fernando Haddad, que é advogado e professor. 

Haddad foi ministro da Educação de 2005 a 2012, nos governos Lula e Dilma Rousseff, e prefeito da cidade de São Paulo de 2013 a 2016.
O petista, segundo pesquisas de intenções de voto, vem despontando como favorito dos paulistas e paulistanos ao Palácio dos Bandeirantes. 

 

Publicidade
Lopes consultoria contabil  

L10 ADS