Melhores

Grid List

A Prefeitura de Itapevi realiza nos dias 04, 11, 18 e 25 de junho, a campanha municipal de doação de sangue, no Teatro Municipal de Itapevi (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Jardim Itapevi), das 9h às 16h.

Os interessados em doar devem preencher o formulário no site da Prefeitura: Itapevi.sp.gov.br/doesangue. O doador precisa ser maior de idade, ter mais de 50 quilos e não ter feito tatuagem nos últimos meses.

A meta da campanha é conseguir a doação de 500 bolsas de sangue. O evento será realizado em parceria com o Grupo H.Hemo.

A ação tem sido realizada pela Prefeitura desde 2018, para conscientizar a população e ajudar a salvar vidas, durante o Junho Vermelho, mês da doação de sangue.

 

Quem pode doar sangue?

No ato da doação, é feita uma triagem que obedece a normas nacionais e internacionais, de modo a dar segurança e proteção ao receptor e ao doador do sangue. Por isso, existem alguns pré-requisitos para que o procedimento seja concretizado. Veja quais são:

– Estar em boas condições de saúde;

– Ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

– Pesar no mínimo 50kg;

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

 

Algumas condições de saúde podem impor impedimentos temporários. São elas:

– Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas;

– Gravidez;

– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;

– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);

– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

– Tatuagem/maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;

– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses;

– Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): 6 meses;

– Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias;

– Cirurgia odontológica com anestesia geral: 4 semanas;

– Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: 12 meses;

– Vacina contra gripe: 48 horas;

– Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões;

– Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).

 

Também existem alguns impedimentos definitivos à doação. São eles:

– Hepatite após os 11 anos de idade;

– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;

– Uso de drogas ilícitas injetáveis;

– Malária.

 

Junho Vermelho

A Lei Estadual 16.389/2017, originada do Projeto de Lei 945/2015 de autoria do então deputado estadual Igor Soares, instituiu no Estado de São Paulo a campanha Junho Vermelho.

Aprovada em 2017, quando Igor já era prefeito de Itapevi, essa lei faz parte do calendário paulista e visa estimular as campanhas de doação de sangue, incentivar os doadores, e alertar para a importância da participação de todos para manter os estoques dos bancos de sangue em níveis adequados.

A Prefeitura de Itapevi segue executando as obras do Boulevard de Compras na Praça 18 de Fevereiro, no Centro. A partir das 8h desta segunda-feira (27) começam as intervenções na Avenida Rubens Caramez, do trecho entre a Praça Carlos de Castro até a Rua Américo Valentin Cristianini, na Vila Aurora. A interdição será de cerca de 430 metros de extensão.

O tráfego será interditado para veículos na Avenida Rubens Caramez da Praça Carlos de Castro até a Praça 18 de Fevereiro.  Será liberada apenas a passagem de pedestres. A previsão é de que em cerca de 60 dias liberem o trecho.

As obras englobam a readequação do espaço com a criação do Boulevard de Compras com a instalação de dutos subterrâneos de elétrica e dados.

Via alternativa

A via alternativa para os motoristas que passarem pelo local é acessar a Rua Joaquim Nunes, que terá sentido de mão única, subindo rumo à Rua Escolástica Chaluppe para retorno ao Centro ou acesso à Rua Pedro Luís Garcia, sentido para Cohab ou São Roque. Neste caso, o motorista deverá pegar a Avenida Brasil e descer, contornando a Praça 18 de Fevereiro até sair na Rua Américo Valentin Cristianini, onde cairá na Avenida Rubens Caramez já no trecho liberado.

Novo Boulevard de Compras

Em fevereiro, a Prefeitura iniciou a construção do novo Boulevard de Compras no Centro. A iniciativa prevê a construção de uma nova via, que vai abranger 420 metros de extensão na Avenida Rubens Caramez, entre as praças Carlos de Castro e 18 de Fevereiro. De acordo com levantamento da Secretaria de Infraestrutura as obras atingiram cerca de 40%.

Neste instante, a Avenida Rubens Caramez passa por escavações na faixa ao lado da Praça 18 de Fevereiro com instalação da parte elétrica. O espaço terá total acessibilidade, um visual moderno e totalmente arborizado. Os trabalhos são viabilizados com recursos próprios e também por meio de uma parceria com o Governo do Estado.

A expectativa é de que os serviços sejam concluídos para oferecer mais segurança e conforto aos pedestres. Com isso, a inauguração do espaço deve acontecer no segundo semestre deste ano. Depois de pronto, a população poderá percorrer o principal endereço da área central da cidade com mais tranquilidade.

Com essa implantação, os carros deixarão de percorrer esse trecho da avenida com frequência. Além da Avenida Rubens Caramez, as duas praças existentes no início e no final do percurso também passarão por uma revitalização e, dessa forma, ficarão padronizadas segundo os projetos arquitetônico e de paisagismo do novo calçadão.

Sobre o Calçadão

Para a implantação, será realizada a demolição das atuais calçadas existentes ao longo da avenida. Depois, o trecho receberá pisos intertravados, três conjuntos de mesa e bancos em concreto, condizentes à identidade visual.

A pista da via  para pedestres e as duas praças terão piso tátil para acessibilidade dos deficientes visuais e outros bancos de concreto aparente. Haverá ainda uma pavimentação asfáltica para tráfego médio e controlado de veículos para carga e descarga do comércio.

O percurso contará ainda com postes com luminárias duplas de iluminação, com fiação embutida, vagas para bicicletários e lixeiras duplas distribuídas no calçadão. Na parte de paisagismo, o projeto garantirá a colocação de grama esmeralda em algumas partes das praças e também na avenida, além de palmeiras imperiais.

Cerca de 20 bailarinos da Escola Livre de Dança de Itapevi participam da Mostra Competitiva em Joinville, em Santa Catarina.

Os artistas irão exibir a coreografia “Mãos à Obra” (conjunto jazz avançado), com assinatura de Celso Figueiredo e apresentada pelos bailarinos Letícia da Rocha, Nathany Vitórya, Bruna Garcia, Tainara Vitória, Fernando Alberto, Isabely Meira, Thatiane de Souza, Jamilly Andressa, Jhennifer Andrade, Kauã Baldi, Beatriz Vieira, Radmilla Quaglio, Lucas Ferreira, Aruquia Soares, Kayque Gonçalves, Diogo Sousa e Júlia Vitória.

Entre os trabalhos aprovados, está o solo feminino de dança contemporânea: “Me Transborda” (avançado contemporâneo), com assinatura da coreógrafa Deise Sanches e interpretado pela bailarina Nathany Vitorya, que se apresentará no palco aberto.

Os bailarinos irão com transporte custeado pela Prefeitura, que também oferece estrutura para a realização das aulas e preparação para as competições disputadas em todo o país.

A Mostra Competitiva está inserida no Festival de Dança de Joinville, que acontece entre os dias 17 e 29 de julho. O festival reúne mais de sete mil participantes e atrai público superior a 230 mil pessoas durante os doze dias do evento, os números expressivos renderam a citação de Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book, título que é de Joinville desde 2005.

Mostra Competitiva
A Mostra Competitiva é a tradicional competição do Festival de Dança de Joinville que acontece no Centreventos Cau Hansen. Realizada em nove noites entre coreografias inscritas e selecionadas, além das classificadas em 1ª lugar na edição anterior do evento, a competição é dividida em duas categorias e com subdivisões de gênero e subgênero.

No próximo sábado (11), a partir das 16h, o Teatro Municipal de Itapevi (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro) será palco da programação em comemoração ao Dia das Mães, promovida pela Prefeitura de Itapevi. As apresentações são gratuitas e aberta a toda comunidade de Itapevi.

A variedade de talentos em destaque nesta celebração inclui:

 Banda dos Professores: Abrindo as festividades com melodias envolventes e dedicatórias especiais.

 Musicalização Infantil: Apresentação encantadora dos pequenos músicos, demonstrando suas habilidades e entusiasmo pela música.

 Dança do Ventre: Um espetáculo de expressão corporal que promete encantar o público presente.

 Grupo Garra Juvenil: Demonstrações de habilidades artísticas e coreografias envolventes apresentadas por jovens da Escola Livre de Dança de Itapevi.

 Alunos do Hip-Hop: Apresentação coreografada com muita energia e ritmo, sob o tema “Quando a mãe não está, a gente faz a festa”.

 Ballet com Prof. Laís: Uma exibição de elegância e técnica, trazendo ao palco toda a beleza da dança clássica. Coreografia: Morte do Cisne

 Coral Infantil da Escola Livre de Dança: As vozes dos pequenos encantarão a plateia com harmonias vocais emocionantes.

Além disso, os alunos do 3ºano da Escola Livre de Dança apresentarão uma coreografia especial intitulada “Você é meu paraíso”, uma homenagem às mães.

No próximo sábado (11), Itapevi recebe o Circuito Sesc de Artes 2024, em uma parceria da Prefeitura com o Sesc-SP. As apresentações artísticas vão acontecer no Parque da Cidade (Rua Professor Dimarães Antonio Sandei – Cidade Saúde), das 16h às 20h. O evento tem como objetivo proporcionar mais uma opção de lazer e cultura para a população.

Com o lema ‘Arte na rua para todas as pessoas’, o Circuito Sesc de Artes traz uma extensa programação de música, literatura, teatro, circo, artes visuais e tecnologias de forma gratuita e para todos os públicos.

Entre as atrações, a ‘DJ Carlu’ traz um setlist variado e animado de clássicos da MPB dançante, música dos anos 1960, além de samba rock, forró, canções folclóricas e regionais.

Outra atração musical é ‘Samba de Agbara’, uma roda de samba com repertório que inclui músicas de Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Alcione, Beth Carvalho e entre outras artistas. No idioma yorubá, “agbara” significa força e potência, atributos que dão o tom da apresentação em homenagem a mulheres que eternizaram o samba em suas vozes e composições.

Confira as outras exibições:

Teatro

Na área do teatro, a Cia. Asfalto de Poesia apresenta a peça ‘Futebol das Palhaças’, que irá que divertir e promover o conhecimento sobre igualdade com cenas, jogos e brincadeiras e uma intervenção lúdica, que reflete sobre a existência das mulheres.

Artes Visuais e Tecnologias

O grupo Sucata Quântica também estará presente com a oficina ‘Luz e tralhas: construa objetos criativos’, que ensina a montar circuitos elétricos básicos de iluminação para construir luminárias a partir de materiais reaproveitados. Com isso, objetos que seriam descartados podem ser reciclados, adaptados e transformados em itens úteis, criativos e divertidos.

Ainda nas artes visuais, o Coletivo Katurama, natural do Pará, comanda a oficina ‘Carimbos da natureza’, que produz composições artísticas a partir de fotografias, carimbos que representam figuras ou elementos da natureza e tintas naturais. Nela o público consegue criar obras únicas, conectadas sua identidade.

Literatura

Por fim, o Grupo de Artes DyroáBayá realiza a apresentação Le’e ríma’as, uma mediação de leitura em que os objetos e saberes indígenas criam paralelos com o mundo das letras. Enquanto a armação de madeira tradicionalmente utilizada para assar peixes recebe os livros, os cestos de cipó apresentam as obras como alimentos que nutrem. Também estão presentes o banco em que os xamãs da etnia tukano se sentam para refletir e entender o mundo, a peneira do saber e o suporte para espremer massa de mandioca, que simboliza o conhecimento vindo da leitura.

Circuito Sesc de Artes

Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com as prefeituras municipais, o Circuito Sesc de Artes ocupa espaços públicos que tradicionalmente são pontos de encontro. Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75 trabalhos artísticos, entre espetáculos, intervenções, mediações de leitura, oficinas e vivências. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos.

O evento é um convite à população para desfrutar de um dia diferente e vivenciar novas experiências. Em todo o estado, serão mais de 760 atividades em cerca de 480 horas de programação com uma extensa programação nas áreas de música, teatro, dança, circo, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias.

A Prefeitura de Jandira, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública, celebrou, recentemente, mais um momento histórico para a proteção da cidade: a abertura do Curso Tático de Pistola da Guarda Civil Municipal (GCM). Esta iniciativa representa um avanço significativo na capacitação e preparo dos profissionais, refletindo diretamente na segurança e bem-estar da nossa comunidade.

A GCM desempenha um papel essencial na manutenção da ordem pública. Investir em formações e treinamentos de seus membros é fundamental para garantir que estejam sempre aptos a enfrentar os desafios e situações adversas que possam surgir no cotidiano.

Por meio deste curso, os integrantes da GCM de Jandira têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades técnicas e táticas no uso da pistola, além de desenvolver competências para atuar de forma eficaz em operações de alto risco. O curso também proporciona um ambiente de aprendizado contínuo, em que os guardas municipais podem trocar experiências e atualizar-se sobre as melhores práticas em segurança pública.

A Prefeitura segue investindo na proteção dos cidadãos e na segurança do município, buscando capacitar os profissionais da região por meio de ferramentas indispensáveis para esta área de atuação. 

A Prefeitura de Itapevi autorizou, no dia (03/04), a elaboração do projeto de construção da Escola do Futuro em regime de tempo integral no Jardim Bela Vista. A Prefeitura estuda implantar a nova unidade em uma área com quase 10 mil metros quadrados na Rua Amariles. Esta é mais uma das 65 ações de aniversário da cidade.

A unidade de Jardim Bela Vista irá se somar às da Cohab e de Amador Bueno (em construção), além das escolas Parque Suburbano, Jardim Santa Rita e Vila Dr. Cardoso, já em funcionamento. Também está em licitação a construção de uma Escola do Futuro no Vale do Sol/Jardim Julieta e outra no Jardim Cruzeiro. O município também autorizou no dia 27 de março a elaboração do projeto Escola Tempo Integral em Ambuitá.

Vale reforçar que Itapevi conta com outras duas unidades adaptadas e transformadas em escolas de tempo integral: as Escolas do Futuro Professora Magali Trevizan Proença de Almeida, na Chácara Santa Cecília, e Governador André Franco Montoro, no Cardoso.

A nova unidade no Jardim Bela Vista já entra num modelo moderno para mudar o paradigma da educação no município. A exemplo das demais que se encaixam nesse revolucionário conceito, a unidade atenderá centenas de alunos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental dos bairros próximos.

O projeto deverá contemplar piscina aquecida, laboratório e brinquedoteca, ateliê criativo, espaços para atividades pedagógicas e lúdicas, quadra poliesportiva, auditório e parque externo com playground e muito mais.

Educa Itapevi

A ação é parte do programa Educa Itapevi, uma iniciativa lançada em 2019 que tem como objetivo tornar a rede municipal de ensino referência nacional por meio do olhar cuidadoso e humanizado para a área da educação.

O programa prevê a reformulação da política pedagógica no município com a valorização dos docentes e incentivo ao uso da tecnologia educacional como formas de garantir a excelência no aprendizado dos estudantes.

A Prefeitura pretende, em até 10 anos, transformar todas as escolas de Ciclo I do Ensino Fundamental em tempo integral, com o conceito de Escola do Futuro.

O programa prevê uma mudança de paradigma na educação municipal até 2040 com uma série de ações para melhorar a qualidade da educação em Itapevi, que envolve desde o a implementação do uso de alta tecnologia educacional com a adoção da plataforma Google for Education até a inserção de uma nova grade curricular baseada nas diretrizes do Ministério de Educação com novo modelo educacional, 23 disciplinas conectadas ao currículo moderno: Estudo Orientado, Eletivas e Protagonismo.

Aluno Tutor

Ainda com pedagogia inovadora, a Prefeitura também oferece o inédito programa Aluno Tutor em sua 4ª edição para revolucionar a educação na cidade. A iniciativa faz parte do projeto de transformação digital implementado pela Secretaria de Educação em parceria com a Colaborativa, empresa parceira do Google For Education.

O programa prepara os estudantes para se apropriarem das ferramentas educacionais do Google, tornando-os multiplicadores e apoiadores do uso dessas ferramentas em sala de aula, e assim, protagonistas da cultura de inovação nas escolas.

Autoridades do município e executivos da ViaMobilidade prestigiaram, na manhã desta sexta-feira (5), o início oficial da construção da nova estação Ambuitá, da linha 8-Diamante, que será viabilizada através da parceria entre a Prefeitura de Itapevi e a concessionária. A obra receberá o investimento de R$ 23 milhões e empregará 100 funcionários, informou a Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP), do Governo do Estado.

A expectativa é de que os serviços sejam concluídos no primeiro trimestre de 2025. A nova unidade será levantada exatamente onde ficava a antiga estação, na rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110. O começo dos serviços faz parte das 65 ações para comemorar o aniversário da cidade.

A estação foi desativada e demolida em 2010, após um projeto de modernização da linha, realizado na ocasião pelo Governo do Estado. A medida desagradou os moradores do bairro, que há anos reivindicavam a volta da estação. Diante dessa situação, a Prefeitura pleiteou o novo acesso.

Conheça os detalhes

A nova estação contará com um edifício de acesso dos passageiros com duas plataformas onde os usuários farão o embarque nas composições. Cada uma delas terá 120 metros de extensão e 3,50 metros de largura.

O prédio terá dois pavimentos e atenderá às normas de acessibilidade. Também será disponibilizado um estacionamento para bicicletas junto à entrada para incentivar a mobilidade no município.

No térreo, haverá um saguão de entrada, as bilheterias, a linha de bloqueios (catracas) e sanitários, enquanto no andar superior, funcionará a área administrativa da estação.

Sobre a antiga parada

A estação de Ambuitá foi inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabana, inicialmente com o nome de “Parada Iracema”. Somente 35 anos depois (junho de 1985), recebeu novas instalações dentro da modernização do sistema pela antiga Fepasa – estatal que até então operava a linha. A desativação e demolição ocorreram em 2010 ainda quando era gerenciada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Melhorias na linha 8

A reconstrução faz parte do pacote executado pela concessionária previsto após vencer a concorrência para assumir a linha 8-Diamante, em 20 de abril de 2021. Além de construir a nova estação, o consórcio já realizou o alargamento da passagem sob a linha férrea de Ambuitá (entregue no fim de outubro) e promoveu amplas reformas nas de Amador Bueno, Santa Rita, Itapevi e Engenheiro Cardoso.

Ainda dentro do pacote, a concessionária deve concluir até o fim deste ano a nova passarela próxima à estação de trem Amador Bueno, para garantir a segurança dos pedestres naquela região e interligar a Rua Ezequiel Antônio de Oliveira, altura do nº 700, às estradas Sabiá e do Prado.

Em setembro passado, a parceria entre a Prefeitura e a ViaMobilidade iniciou o asfaltamento de 512 metros de extensão da Estrada do Prado (Jardim Santo Antônio) e a implantação de duas faixas de rolamento de 3 metros de largura cada e calçada de 1,5 metro de largura. O pacote de melhorias prevê ainda a construção de um viaduto ao lado da estação Santa Rita e as implantações das passarelas do  Jardim Portela, do Jardim Santa Rita e do Jardim Sorocaba.

Nesta quarta-feira (3), a Prefeitura de Itapevi começa a realizar a mudança do Resolve Fácil (Rua José Michelotti, 347 – Cidade da Saúde). O espaço ficará fechado por uma semana e a nova unidade será inaugurada no dia 10 de abril, em um espaço mais confortável e com maior acessibilidade.

Embora sem funcionamento, uma equipe ficará no local fazendo o direcionamento dos serviços e orientando a população sobre os procedimentos, neste período.

Em novo local, o Resolve Fácil funcionará em uma área anexa ao Itashopping Vila Nova (Rua José Michelotti, 88 – Cidade Saúde), o município ganhará mais serviços e agilidade no atendimento. A inauguração faz parte da programação das 65 ações do Aniversário da Cidade.

As obras que envolvem adequação e reforma do lugar começaram em novembro. Também serão oferecidas seis vagas de estacionamento. As novas dependências manterão as mesmas atividades de hoje, como os atendimentos do Procon e das secretarias da Fazenda e de Desenvolvimento Urbano, ambos municipais.

O Resolve Fácil vai continuar com a Junta Militar e os serviços de âmbito estadual. Nessa lista, destacam-se o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o Acessa São Paulo e a Sabesp. No local, também haverá um posto de atendimento do Bradesco.

A Prefeitura de Itapevi iniciou no domingo (17) a distribuição gratuita dos ingressos para a 16ª edição do espetáculo Paixão de Cristo 2024, que acontece a partir das 19h dos dias 29, 30 e 31 de março na Arena de Eventos (Estrada Lucinda de Jesus – Cohab II – Setor A). Os interessados em assistir a peça devem adquirir seu bilhete online na plataforma Bilheteria Express (clique aqui). As apresentações fazem parte das 65 ações em comemoração ao aniversário da cidade.

A expectativa é de que 9 mil pessoas compareçam para prestigiar os três dias de evento. Para isso, a administração municipal colocará à disposição três mil lugares em cada dia de apresentação.

No aplicativo, acessado pelo celular ou computador, a pessoa pode escolher a data que pretende assistir à peça. Para o dia escolhido, a orientação é de que os espectadores cheguem com 30 minutos de antecedência.

Para receber o público, a Prefeitura está com os preparativos para a montagem dos palcos na Arena de Eventos. Os trabalhos são divididos em duas etapas. A primeira é a instalação de toda a estrutura metálica. Em seguida, entra a etapa de cenografia.

A estrutura deve estar pronta no fim do mês quando receberá os ensaios técnicos do elenco, entre os dias 25 e 28 de março. O objetivo é ambientar os atores e figurantes no local. O espetáculo também faz parte do calendário oficial de eventos de Itapevi.

Ensaios intensificados
Até lá, os ensaios técnicos prosseguem de forma intensificada nesta segunda-feira (18) no Teatro Municipal (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro), das 19h às 22h. Na sexta-feira (22) e no sábado (23), no mesmo horário, na sede da Secretaria da Cultura (Avenida Luiz Manfrinato, 194 – Centro).

Sobre o espetáculo
O espetáculo Paixão de Cristo 2024 terá como tema “Uma história de Amor e Fé”, apresentado em seis palcos, com tecnologia de ponta. O evento terá transmissões ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura (Facebook, Instagram e You Tube).

As apresentações contarão com palcos a céu aberto e um elenco de 200 participantes, entre artistas, bailarinos, músicos e colaboradores, além de contar com estruturas grandiosas de mais de 8 metros de altura, como castelos, vilas de casas, templo, espelho d’água e muito mais.

A arena terá arquibancada, som especial e jogos de luzes. Com segurança completa, o local também vai colocar à disposição praça de alimentação, ambulâncias, socorristas e banheiros químicos, tudo para garantir acessibilidade e conforto para os moradores de Itapevi. A Prefeitura vai oferecer ônibus gratuito que sai do Terminal do Centro de Itapevi até o local do espetáculo.

Nas apresentações do ano passado, mais de 6 mil pessoas compareceram em três dias de evento. Outros 2 mil espectadores acompanharam as transmissões ao vivo pelas redes sociais da administração municipal.

      

Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Itapevi iniciou o programa Documento Legal Minha Casa, Meu Sonho, que fará a regularização fundiária para mais 957 imóveis no Jardim Santa Rita, Vila Santa Rita, Jardim Itacolomi e Jardim Marina. Com a ação, o município também alerta a população para os golpes e com falsas promessas de oportunistas que cobram pelo serviço para emitir certidão de matrícula individualizada.

Na quarta-feira (28), um motorista de um Fiat Uno recebeu uma intimação por perturbação do sossego. O condutor foi notificado na Rua Roque Alves Mendes, no Jardim Rosemary, por circular com o veículo anunciando, com uma caixa acústica no teto, sobre uma reunião que viabilizaria o “sonho da casa própria”.

Porém, a Prefeitura orienta que essa ação é ilegal. Os beneficiados pelo programa não precisam pagar pela certidão, já que a emissão é totalmente gratuita. A administração municipal reforça ainda que as famílias contempladas pelo Documento Legal devem permitir a entrada dos funcionários em suas casas. Esses técnicos estão devidamente identificados com crachás.

A Prefeitura também esclarece que não autorizou nenhuma empresa a cobrar dos moradores para fazerem a regularização fundiária em áreas particulares ou públicas, mais especificamente no Jardim Rosemary.

Denuncie
Caso presencie alguma empresa que afirma ser credenciada da Prefeitura, o munícipe pode denunciar junto ao Setor de Fiscalização de Posturas Municipais da Prefeitura de Itapevi, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Rua Agostinho Ferreira Campos, 675 – Vila Nova Itapevi) ou pelo telefone 4143-7600.

É possível acionar ainda a GCM (Guarda Civil Municipal), que apoia as ações dos fiscais, via telefone 153, ou a Polícia Militar, nlo 190. Esses telefones funcionam 24 horas por dia.

Regularização fundiária
A Prefeitura promove gratuitamente a regularização fundiária em diversas áreas públicas do município desde o ano de 2021 e tem a previsão de entregar aproximadamente 10 mil certidões até o final deste ano.

O projeto da Prefeitura é feito em parceria com o Governo Federal. Serão 28 reuniões com as famílias contempladas até a entrega das certidões dos imóveis para moradores.

Em 2022, a administração municipal entregou 1.235 certidões individualizadas às famílias que vivem nos bairros do Areião, Vila da Paz e Parque dos Bandeirantes. No mesmo ano, a Prefeitura assinou o maior acordo da história da cidade para 4,8 mil títulos de regularizações fundiárias de imóveis da Cohab de uma única vez. O processo está em andamento e será finalizado neste ano.

A Prefeitura de Itapevi e a Câmara Municipal realizam, a partir das 18h de quinta-feira (22), na sede do Legislativo,  a audiência pública online sobre as metas fiscais do ano de 2023. O público pode participar.

O objetivo é proporcionar uma transparência dos gastos públicos e, dessa forma, assegurar a fiscalização e monitoramento por parte da população. Para acompanhar a reunião no formato online, o interessado pode acessar o endereço http://tinyurl.com/39vw7va5. O ID é o 821 2536 9455 e a senha 2024.

Durante a audiência, serão apresentadas as receitas, as despesas e as aplicações dos recursos nas diversas áreas da administração municipal. Entre elas, estão educação, saúde, dívidas e despesas com pessoal.  Também serão respondidas perguntas do público presente e dos espectadores que acompanharão online.

A promoção da audiência ocorre em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (nº 101/2000). Trata-se de uma ferramenta de prestação de contas para demonstrar de maneira clara e transparente o cumprimento das metas e gastos durante o período.

Serviço
Audiência Pública online sobre as metas fiscais de 2023
Quando: quinta-feira, 22 de fevereiro
Horário: 18h
Link: http://tinyurl.com/39vw7va5
ID: 821 2536 9455
Senha: 2024

L10 ADS