O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera com 43% das intenções de voto e Ciro consolida como terceira via, segundo pesquisa realizada pelo Instituto FSB, encomendada pelo banco BTG Pactual.
O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (21), mostra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) com 29%, na segunda posição. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9% consolidando a terceira via.
Moro (Podemos) tem 8%, João Doria (PSDB), André Janones (Avante) e Eduardo Leite (PSDB) marcam 2% e Simone Tebet (MDB), 1%. Felipe D'Ávila (Novo) não pontuou. A pesquisa ainda tem 1% de brancos e nulos, 1% que não sabem/não responderam e 3% que responderam que não votarão em nenhum dos candidatos.
Na pesquisa espontânea, Lula é citado por 38% dos eleitores e Bolsonaro por 27%. Ciro é lembrado por 4%, Moro por 3% e Janones por 1%. Os demais não pontuaram.
O levantamento ainda revela que 71% dos eleitores disseram que a decisão sobre o voto está tomada e não vai mudar. Outros 28% dizem que mudariam - 2% não sabem. A certeza do voto é de 83% entre bolsonaristas e 80% entre lulistas, segundo a pesquisa.
No cenário estimulado pela pesquisa BTG/FSB, apenas 5% dos eleitores não escolhem nenhum dos nomes apresentados.
Na disputa pelo segundo turno, Lula vence com 54%, contra 35% de Bolsonaro, enquanto 11% não votariam em nenhum deles.
A pesquisa ainda aponta que, hoje, 29% do eleitorado avaliam o governo Bolsonaro como ótimo/bom, 17% como regular e 53% como péssimo/ruim. Há, ainda, 61% que desaprovam o jeito de o presidente governar, contra 34% que aprovam.
Confira os números do BTG/FSB [estimulada]:
► Lula 43%
► Bolsonaro 29%
► Ciro Gomes 9%
► Sérgio Moro 8%
► João Doria 2%
► André Janones 2%
► Eduardo Leite 2%
► Simone Tebet 1%
► Felipe D’Ávila 0%
► Branco/Nulo/Nenhum 4%
► Não sabe/não respondeu 1%
Baixe o PDF tabulado da Pesquisa BTG PACTUAL
O Instituto FSB ouviu 2.000 pessoas das 17h do dia 18 às 15h do dia 20 de março. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-09630/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.