Doutor Sato entrega Passarela Francisco Alves Duca que cruza a Via Expressa 

Jandira
Ferramentas
Tipografia
  • Minuscula Pequena Media Grande Gigante
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

O novo equipamento público em concreto armado e pré-moldado, com estrutura estaiada interliga o Jardim Belmont à Vila Santo Antônio

O prefeito de Jandira, Henri Hajime Sato, Doutor Sato, (PSDB), acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dra. Denilda Fonseca,  inaugurou, no início da noite de (05/11), a passarela de travessia para pedestres, Francisco Alves Duca. O dispositivo faz a interligação entre o Jardim Belmont e a Vila Santo Antônio, sobre a Via Expressa, Mauri Sebastião Barufi.

A nova passarela em concreto armado e pré-moldado, com estrutura estaiada traz mais segurança e conforto para os moradores da região e principalmente para os alunos da Escola Estadual, Dorvalino Abílio Teixeira, que moram nos bairros Analândia, Patriarca, Rolim, Sagrado Coração, Javaes, Vila Pop, Vila Ferraz e Jardim Belmont, que cruzavam a Via Expressa, sendo uma das principais artérias viária da cidade, que concentra um grande fluxo de veículos no horário de pico, que geralmente coincide com o horário de entrada e saída dos alunos.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Doutor Sato agradeceu a parceria da deputada federal, Bruna Furlan (PSDB), também presente no evento, que destinou recursos para construção da passarela. O prefeito ainda frisou que o equipamento garante mais segurança para toda população, principalmente para as crianças e idosos, garantindo ainda mais investimentos no local. “Podemos futuramente, fazer a instalação de câmeras de monitoramento para dar mais segurança”, disse Sato. 

Ainda em seu discurso, o prefeito disse ser um samurai, que na linguagem de seus descendentes significa ‘aquele que serve’. “Quer dizer servidor, é o que sou para nossa população”, afirmou. Falou também que já observou prefeitos pararem obras apenas por vaidades. “Não tenho essa vaidade, muito pelo contrário. Não me importa quem começou a obra, mas ela tem que ter começo, meio e fim, e hoje estamos finalizando essa obra, porque é a população que está sendo assistida”, alfinetou Sato.

A primeira-dama, Dra. Denilda Fonseca também fez uso da palavra, destacou os serviços prestados às famílias em situações de vulnerabilidades sociais e frisou as parcerias com comerciantes e empresários que fortalecem o atendimento. 

Já o vice-prefeito e secretário de Governo, Piti Piteri lembrou que muitas obras são executadas sob críticas, mas que só sabe o valor real da obra quem recebe o benefício. “Essa estrutura é o caminho para a segurança e uma melhora para qualidade de vida da população”, frisou Piti. 

O secretário Municipal de Obras, Trânsito e Transporte, Silvair Soares de Brito, o Silvio Cabeleireiro disparou agradecimentos e elogios a todos os trabalhadores envolvidos na execução da obra e ao homenageado, Francisco Alves Duca, lembrando que foi vereador da cidade e tinha conhecimento da necessidade da passarela.

Parceria

 

A deputada Bruna Furlan abriu seu discurso transmitindo os cumprimentos de seu pai, Rubens Furlan que é prefeito de Barueri. Em seguida, destacou que tem trabalhado por Jandira há mais de 10 anos, repassando para o município mais de R$7 milhões em recursos federais e de intermediações com o Governo do Estado, para os setores de saúde, educação e infraestrutura. Bruna garantiu mais R$ 1 milhão em recursos que serão gerenciados pelo governo atual. “Cheguei estreando e curtindo a passarela. Cada vez que a gente destina um recurso e conseguimos enxergar o resultado é gratificante”, relatou a deputada.

Homenagens 

A passarela recebeu o nome de Francisco Alves Duca, falecido em julho de 2017, que é pai do vereador Cicero Amadeu Romero Duca (PDT), o Cebolinha. A homenagem é um reconhecimento das cobranças que Francisco fez desde 1993, para a construção da passarela. Era comum ver o senhor Francisco, ou senhor Chico, como era popularmente conhecido, estar sentado na praça da rua São José, todo final de tarde, observando os alunos atravessarem a Via Expressa e nunca deixou de cobrar do filho que é vereador e de autoridades políticas da época. O equipamento era uma reivindicação da população, desde a década de 80.

Agradecimentos

O vereador Cebolinha que atualmente exerce o 6º mandato como parlamentar da cidade agradeceu a todos os familiares presentes, destacando o primo Francisco Fernandes Pereira, 78 anos, ‘o Chiquinho’, que é o sobrinho mais experiente do homenageado. 

Cebolinha ainda agradeceu os vereadores do mandato passado pela aprovação do nome de seu pai à passarela de pedestres - O ex-prefeito, Paulo Barufi também entrou na lista de agradecimentos do vereador por ter iniciado a obra, além do prefeito Doutor Sato pela conclusão e Bruna Furlan por destinar os recursos.    

 “Hoje, estou muito emocionado pela inauguração e pela homenagem. A política às vezes desanima, mas tem coisas que acontecem e são satisfatórias na vida pública, como a construção dessa passarela tão importante, que irá beneficiar toda população dessa região”, comemorou Cebolinha. 

Corte da Fita - Entrega da Academia ao Ar Livre

O prefeito Doutor Sato acompanhado da primeira-dama Dra. Denilda; da deputada Bruna Furlan; dos vereadores; de secretários municipais; familiares e público presente, cortou a fita de inauguração e fizeram a primeira travessia pela passarela. Já do outro lado, no Jardim Belmont, o prefeito entregou uma pequena academia ao ar livre, na praça da rua São José. Justamente no local, onde Francisco Alves Duca, o senhor Chico, ou simplesmente tio Chico passava os finais de tarde sentado, observando o trânsito da Via Expressa.    

Biografia do Homenageado 

Francisco Alves Duca, nasceu no sul do Estado da Bahia, na cidade de Ibiassucê, em 10 de janeiro de 1942, filho de Joaquim Manoel Duca e Alice Xavier Prates. 

Francisco deixou a terra natal e mudou-se para a cidade de Osvaldo Cruz, no interior do Estado de São Paulo, no início da década de 60. Na época, trabalhou na lavoura de café, onde conheceu sua esposa Cristina Romero Duca, com quem se casou e tiveram três filhos, Jesus Rafael Romero Duca, Cicero Amadeu Romero Duca, “O Cebolinha” e Emelice Romero Duca de Souza, sendo avô de três netos.

Em 1968, Francisco chegou à cidade de Jandira e comprou sua primeira casa, na Vila Ferraz. Trabalhou no Frigorífico Jandira por muitos anos, e, na empresa Madeirit. Já em 1992, mudou-se para nova casa, no Jardim Belmont, onde sua família reside até hoje.

Homem íntegro, simples, honesto, religioso e dedicado à família e aos netos, que gostava de se divertir jogando cartas e dominó com parentes e amigos.

Uma história de luta pela construção da passarela       

Assim que tornou-se morador do Jardim Belmont, Francisco iniciou, nos anos 1993, as cobranças pela construção da passarela, interligando a rua São José, no Jardim Belmont  a rua Dorvalino Abílio Teixeira, na Vila Santo Antônio. 

O filho, Cicero Amadeu Romero Duca, “O Cebolinha”, foi eleito vereador pela primeira vez, em 1992, e as cobranças do pai eram constantes. Francisco tinha o hábito de sentar todo final de tarde na praça da rua São José, de onde observava e acompanhava a travessia de pedestres e dos alunos da Escola Estadual, Dorvalino Abílio Teixeira, que cruzavam a via Expressa todos os dias. 

Francisco,  não chegou a ver a construção da sua tão sonhada passarela. Quem sabe, ele nunca imaginou que tal obra seria concluída, e nem mesmo que sua luta seria lembrada durante a entrega deste importante equipamento público.   

             

 

   



L10 ADS