No final de janeiro, dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, colocaram Barueri em destaque:
foi a cidade com o maior saldo de empregos formais de 2020 em todo o Estado de São Paulo e o terceiro no País (saiba mais AQUI).
O resultado está diretamente ligado a um trabalho que poucos conhecem, mas que tem grande impacto na economia do município: a captação de vagas, desenvolvida pela equipe da Casa do Trabalhador, ligada à Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (SICT).
De acordo com a supervisora do setor, Luciane Lopes da Silva, trata-se de um trabalho contínuo que não para nunca, nem mesmo com uma pandemia – “e principalmente com ela”, reforça, já que a crise aumenta a procura por trabalho.
Segundo Luciane, a captação de vagas é responsável por cerca de 45% dessas ofertas de emprego apontadas pelo Caged. “O restante é atribuído ao desempenho entre gestão pública da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho, que busca por novas instalações de empresas no município e, principalmente, pelo poder executivo municipal, que vem trabalhando por uma cidade que só cresce e atinge o seu melhor em desenvolvimento econômico”, frisa.
“O trabalho de captação de vagas é algo muito importante para nós. Essa aproximação que ele promove entre empregadores e candidatos faz toda a diferença na recolocação profissional e tem um impacto fortíssimo na economia da cidade. Mas não é só isso: é uma atenção especial às pessoas, ao cidadão, à dignidade do ser humano, de ter seu trabalho, de sustentar sua família e de contribuir com a sociedade por meio de seus talentos e do seu esforço”, aponta Joaldo Macedo Rodrigues – o Magoo -, secretário de Indústria, Comércio e Trabalho.
Abrindo o caminho para novas oportunidades
Cabe à captação de vagas tanto a busca de oportunidades nas empresas instaladas na cidade e região, quanto o cadastramento dos candidatos às vagas disponíveis, formando um banco de talentos. A equipe do setor, formada por três pessoas, promove a aproximação de empresas e candidatos.
“O setor de captação de vagas tem a função de buscar as vagas junto aos empregadores e trabalhar para inserir os trabalhadores no mercado formal. O setor busca promover o encontro da oferta e da demanda de trabalho”, explica Luciane.
Em Barueri o setor exist desde 2005, quando foi instalada a Casa do Trabalhador no município. Ele é interligado a sistemas governamentais para intermediação de vagas. “Divulgamos essas vagas dentro da plataforma de intermediação de mão de obra do governo federal, chamada Emprega Brasil. Os candidatos conseguem acompanhar essas vagas nessa plataforma ou através do aplicativo Sine Fácil”, detalha a supervisora.
“As principais etapas da intermediação de mão de obra são: inscrição do trabalhador no site https://empregabrasil.
Antes da pandemia, a Casa do Trabalhador era o setor mais movimentado do Ganha Tempo, devido ao atendimento presencial aos candidatos a emprego e também aos processos de seleção que ocorriam nas dependências do órgão para facilitar a aproximação das empresas junto aos munícipes. Atualmente, devido às restrições e ao controle de aglomerações, os atendimentos estão correndo mediante agendamento e via plataformas on-line.
Para o trabalhador
Quem estiver em busca de um emprego deve cadastrar-se no site https://empregabrasil.mte.gov.
A Casa do Trabalhador também disponibiliza o e-mail curriculoscasadotrabalhador@
Parcerias fortes
Graças a esse trabalho constante, todos os dias chegam empresas à Casa do Trabalhador trazendo novas vagas para o município. Luciane cita algumas cuja parceria já dura anos. É o caso da Gimba, da Casa Suíça e da Liderança.
As empresas que quiserem estabelecer uma parceria com a Casa do Trabalhador de Barueri podem entrar em contato pelo telefone (11) 4199-1291 ou enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..