Nova Estação Ambuitá começa a ser construída em Itapevi

Itapevi
Ferramentas
Tipografia
  • Minuscula Pequena Media Grande Gigante
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

Autoridades do município e executivos da ViaMobilidade prestigiaram, na manhã desta sexta-feira (5), o início oficial da construção da nova estação Ambuitá, da linha 8-Diamante, que será viabilizada através da parceria entre a Prefeitura de Itapevi e a concessionária. A obra receberá o investimento de R$ 23 milhões e empregará 100 funcionários, informou a Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP), do Governo do Estado.

A expectativa é de que os serviços sejam concluídos no primeiro trimestre de 2025. A nova unidade será levantada exatamente onde ficava a antiga estação, na rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110. O começo dos serviços faz parte das 65 ações para comemorar o aniversário da cidade.

A estação foi desativada e demolida em 2010, após um projeto de modernização da linha, realizado na ocasião pelo Governo do Estado. A medida desagradou os moradores do bairro, que há anos reivindicavam a volta da estação. Diante dessa situação, a Prefeitura pleiteou o novo acesso.

Conheça os detalhes

A nova estação contará com um edifício de acesso dos passageiros com duas plataformas onde os usuários farão o embarque nas composições. Cada uma delas terá 120 metros de extensão e 3,50 metros de largura.

O prédio terá dois pavimentos e atenderá às normas de acessibilidade. Também será disponibilizado um estacionamento para bicicletas junto à entrada para incentivar a mobilidade no município.

No térreo, haverá um saguão de entrada, as bilheterias, a linha de bloqueios (catracas) e sanitários, enquanto no andar superior, funcionará a área administrativa da estação.

Sobre a antiga parada

A estação de Ambuitá foi inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabana, inicialmente com o nome de “Parada Iracema”. Somente 35 anos depois (junho de 1985), recebeu novas instalações dentro da modernização do sistema pela antiga Fepasa – estatal que até então operava a linha. A desativação e demolição ocorreram em 2010 ainda quando era gerenciada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Melhorias na linha 8

A reconstrução faz parte do pacote executado pela concessionária previsto após vencer a concorrência para assumir a linha 8-Diamante, em 20 de abril de 2021. Além de construir a nova estação, o consórcio já realizou o alargamento da passagem sob a linha férrea de Ambuitá (entregue no fim de outubro) e promoveu amplas reformas nas de Amador Bueno, Santa Rita, Itapevi e Engenheiro Cardoso.

Ainda dentro do pacote, a concessionária deve concluir até o fim deste ano a nova passarela próxima à estação de trem Amador Bueno, para garantir a segurança dos pedestres naquela região e interligar a Rua Ezequiel Antônio de Oliveira, altura do nº 700, às estradas Sabiá e do Prado.

Em setembro passado, a parceria entre a Prefeitura e a ViaMobilidade iniciou o asfaltamento de 512 metros de extensão da Estrada do Prado (Jardim Santo Antônio) e a implantação de duas faixas de rolamento de 3 metros de largura cada e calçada de 1,5 metro de largura. O pacote de melhorias prevê ainda a construção de um viaduto ao lado da estação Santa Rita e as implantações das passarelas do  Jardim Portela, do Jardim Santa Rita e do Jardim Sorocaba.

L10 ADS