A doação de sangue é muito importante para salvar vidas. Após coletado, esse líquido vermelho e precioso dá suporte a uma série de tratamentos de pacientes que necessitam de transfusão. E é justamente para incentivar a doação que, desde 2017, a Prefeitura de Barueri instituiu o “Junho Vermelho”, por meio da lei municipal nº 2.499, de 09 de março.
Dentre as ações está o VII Simpósio em Hemoterapia, que acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de junho no Centro de Eventos de Barueri para profissionais da saúde (mais informações, acesse o link), e a coleta de bolsas de sangue pelo Banco de Sangue da cidade.
O mês de junho foi escolhido para realizar essa campanha porque em 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Só para destacar a importância da data e da doação, é preciso informar que uma bolsa de sangue é capaz de salvar até quatro vidas. Isso porque o sangue doado pode ser fracionado em quatro hemocomponentes, a saber: hemácia, plasma, plaquetas e crioprecipitado.
Todos os tipos de sangue são importantes. Contudo, existem alguns fatores que costumam registrar maior escassez nos estoques dos hemocentros, a exemplo dos sangues O+ e O-. Este último, por exemplo, é o do doador universal (compatível com todos os outros tipos sanguíneos), sendo muito utilizado nas emergências, quando não há tempo hábil de fazer a tipagem no paciente. Por outro lado, apesar de ser muito usado, este fator tem uma menor prevalência na população, o que acaba impactando no seu nível de reserva, que costuma estar sempre em estado crítico.
Como doar sangue
As cinco unidades de coleta da Pró-Sangue abastecem mais de 80 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana de São Paulo. Em Barueri, o posto de coleta está localizado dentro do Hospital Municipal de Barueri (HMB), localizado na rua Ângela Mirella, 354, andar térreo, no Jardim Barueri, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Entre os requisitos básicos pedidos ao doador estão:
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização);
Pesar no mínimo 50kg;
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial: RG - Carteira de Identidade física ou cópia autenticada; RG - Carteira de Identidade digital; CNH - Carteira Nacional de Habilitação física, com foto e filiação; CNH - Carteira Nacional de Habilitação digital, com a presença do QR Code. Outros documentos, entrar em contato por um dos canais de atendimento ao doador, clique aqui;
Para agilizar o atendimento e garantir a vaga, o doador deve agendar o horário pelo site da Pró-Sangue.
Junho Vermelho: Barueri incentiva a doação de sangue
Ferramentas
Tipografia
- Minuscula Pequena Media Grande Gigante
- Padrao Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura