“Tênis nas Escolas” qualifica professores e entrega kits para prática do esporte

Cotia
Ferramentas
Tipografia
  • Minuscula Pequena Media Grande Gigante
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

O auditório da Prefeitura de Cotia foi palco do evento de entrega do certificado de conclusão do Projeto Tênis nas Escolas para professores de Educação Física da rede municipal, no dia (28/09). O projeto foi realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Cotia com o Instituto Patrícia Medrado, Governo do Estado e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), com patrocínio da AstraZeneca. As aulas começaram no início de 2020, mas, por conta da pandemia da covid-19, chegaram a ser suspensas e retomadas este mês no sistema híbrido.

O projeto trouxe capacitação para inserção desta modalidade esportiva na rede municipal como uma nova experiência para alunos e professores. As aulas foram ministradas pela própria Patrícia Medrado – tenista brasileira (48ª no ranking mundial, em simples e a 9ª, em duplas, prata nos Jogos Pan-Americanos de 1975 e uma das principais referências do tênis nacional, ocupando a posição de número 1 do Brasil por 11 anos consecutivos).

“Vocês vão disseminar esse conhecimento e levar o tênis para cada vez mais crianças. Estou muito feliz com essa conclusão e de entregar os certificados”, disse Patrícia Medrado. Por meio da parceria com o Instituto, as escolas participantes também receberam um kit com rede, raquetes e bolinhas.

O Secretário de Educação, Luciano Corrêa, participou do evento. “Paramos nosso projeto [por conta da pandemia] e retomamos aos poucos. Agradeço o empenho de cada um de vocês”, disse o secretário. “Estamos nos organizando e, com planejamento, estamos adequando espaços para este esporte”, destacou.

André Santos, professor de educação física da E.M Jocinéia de Melo, participou e aprovou o projeto. “Uma das primeiras palavras ditas por ela [Patrícia] foi exatamente para quebrar paradigmas sobre o tênis ser um esporte de elite. Estamos quebrando barreiras e mostrando alternativas de novas práticas. Você [Patrícia] nos mostrou formas de aplicar isso nas escolas”, disse André.