Câmara de Jandira reconhece o trabalho da Polícia Militar e concede Certificado de Honra ao Mérito
Operação Policial bem sucedida pela 4ª Companhia do 20º BPM/M, da cidade de Jandira, chamou atenção do Legislativo que concedeu, no dia (17/08), Certificado de Honra ao Mérito à equipe que participou da perseguição a um carro roubado no dia (13/08), conforme noticiado pelo L10 Notícias, que acabou na apreensão do menor E. S. A de 16 anos, considerado, perigoso, investigado por sequestro relâmpago, tráfico de entorpecentes e roubo de veículos.
Durante o evento, a cabo PM Isabel foi destaque por bravura coroando a Campanha do Agosto Lilás, que debate as ações de enfrentamento da violência contra a mulher e comemora os 15 anos da Lei Maria da Penha .
A honraria foi representada e entregue pelo vereador, Pastor Gilson e ganhou o reconhecimento de todos os 13 vereadores da Casa de Lei, que fizeram uso da palavra para destacar a importância do trabalho da Polícia Militar no combate ao crime, arriscando a própria vida para proteger a população.
A coragem da cabo PM Isabel, que deixou a viatura na via pública e correu atrás de um homem com arma em punho, foi exposta pelo vereador Gilson, que também frisou a Campanha do Agosto Lilás. O vereador também ressaltou o trabalho de equipe. “A ação que o cabo Victor e a cabo Isabel empreenderam. A coragem de enfrentar um meliante que fez menção em sacar uma arma para polícia e a cabo optar em preservar a vida desse jovem, tem que ter nosso reconhecimento”, disse Gilson.
Depois da perseguição policial de carro por várias ruas do Parque Iglesias e Parque Santa Teresa, o menor infrator acabou colidindo com o automóvel modelo Santa Fé contra um poste e empreendeu fuga a pé. A cabo Isabel e o parceiro de equipe, continuaram a perseguição, correndo atrás do infrator que portava nas mãos um revólver Taurus, calibre 38.
Os dois policiais chegaram a acuar o suspeito quando ele tentou pular o muro de uma casa na rua Santo André e não teve êxito. De frente com os policiais o menor ameaçou pegar novamente a arma que estava na cintura, no momento, a cabo Isabel efetuou dois disparos de advertência, para que o infrator não tentasse pegar a arma, mas o perseguido preferiu empreender nova fuga e entrou na Viela Santo André com os policiais no encalço, sendo alcançado e capturado.
“A cabo Isabel poderia ter acertado o indivíduo até para se proteger, mas preferiu o disparo de advertência e capturá-lo com vida”, relatou o capitão Abbara, “A arma apreendida tem munição picotada”, completou. "Nós corremos atrás dele, por mais de 500 metros. Hoje, é uma honra representar a força das mulheres e principalmente a polícia feminino”, disse Isabel.
Ainda na cerimônia, os policiais que participaram da ocorrência, prestando apoio também receberam o Certificado de Honra ao Mérito, em reconhecimento não só à ocorrência em destaque, mas pelo dia a dia, que se colocam à disposição da população.