ENTREVISTA - WAGNER MOURA
Ontem após o debate, OPAULISTA.DIGITAL entrevistou o candidato a prefeito de Cubatão pelo Republicanos, Wagner Moura.
Wagner Moura citou a inércia do atual prefeito em relação aos projetos iniciados em 2009/2013, quando Wagner Moura era Secretário de Habitação e que, em 2017 receberam o certificado de licenciamento ambiental para ajudar as comunidades da Vila dos Pescadores e da Vila Esperança. “Não fizeram nada e agora a prioridade foi o projeto do Píer de 130 milhões no Jd. Casqueiro. Sua prioridade foi abandonar a cidade, não cuidar nem da manutenção básica, para fazer um Pier, fora de época.
Para Wagner Moura é uma questão de gestão, “se o prefeito não sabe definir prioridades, não serve como prefeito”. Wagner Moura ainda falou do potencial industrial de Cubatão que pode atrair montadoras e outras empresas que vem crescendo no setor. “Estamos ao lado do maior porto da América Latina e montadoras de veículos tem interesse na cidade. Falta diálogo, um prefeito que corra atrás e converse com o setor.”
Debate
Wagner Moura se emocionou durante suas falas no debate, principalmente quando lembrou do seu pai. Nos contou que sua vida é marcada pelo trabalho “não fiz curso de teatro para atuar, sou trabalhador, comigo é ação e não teatro.”
Perguntamos ao Wagner Moura sobre o porquê que projetos tão importantes como a reurbanização da vila dos pescadores e outros bairros demoram para acontecer. Wagner Moura que foi Secretário de Habitação e tem conhecimento sobre o assunto como ninguém, disse que as áreas de mangues e outras questões ambientais dificultam o processo, prolongado por vários anos devido a estudos de diversos órgãos do Estado e da União. Disse ainda que quando foi Secretário de Habitação, vários projetos de urbanização foram encaminhados, alguns deles como a Vila dos Pescadores, que foi iniciado em 2009, sendo que em 2013 foi liberado pela União com a cessão da área de 2.800.000 m² para prefeitura de Cubatão e no mesmo ano demos entrada no Graprohab - Grupo de Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo, órgão que reúne vários departamentos e empresas públicas, incluindo a CETESB que é responsável pelo licenciamento ambiental.
“Este projeto é complexo e foi aprovado em setembro de 2017, ou seja, se considerados, o tempo de estudos e licenciamento, foram 10 anos. Se o atual prefeito, tivesse licitado ainda em 2017 o projeto arquitetônico e executivo de reurbanização da Vila dos Pescadores, hoje com certeza as obras estariam num estágio de 30 ou 40% concluídas com recurso federal. O atual prefeito não iniciou as obras. Se for prefeito, sei que os projetos de urbanização dos bairros já licenciados devem ser prioridade e as obras devem ser iniciadas no máximo no início de 2022. Arrumaremos a cidade com frentes de trabalhos empregando nelas o nosso povo já nos 3 primeiros meses de governo. Eu sei como fazer, fiz como secretário, imagine como prefeito. Minha cidade, nossa cidade vai crescer porque vou dialogar com o governador e com o presidente Bolsonaro. Minha meta é conseguir 600 milhões em convênios para frentes de trabalhos e urbanização das vilas. Nossa gente merece e não pode mais esperar. Irei me reunir com empresários e dirigentes das indústrias, como Ciesp e a Fiesp, apresentar propostas que gerem atração para o que Cubatão ganhe 10 novas Fábricas.”
Durante o debate na TV Santa Cecília, o candidato a prefeito de Cubatão pelo PTB, Pedro de Sá alertou sobre uma mentira que vem sendo espalhada novamente para o povo sobre impugnação de campanhas que ameaçam os donos do poder, se referindo ao boato de que o candidato Wagner Moura estaria impugnado. Para ele, é uma prática comum da cidade, tirar concorrentes no tapetão e na mentira.
Wagner Moura afirma que ele tem condições de vencer esta eleição e por isso tentam tirá-lo da disputa enganando o povo com mentiras e boatos. Todos os candidatos aguardam julgamento, não há nenhum impugnado. Quem decide a eleição é o povo e não o prefeito ou qualquer outro candidato.
Qualquer pessoa pode consultar a situação das candidaturas prefeito de Cubatão neste link: TSE