Balão de grande porte cai e quatro pessoas são detidas, em Jandira

Policial
Ferramentas
Tipografia
  • Minuscula Pequena Media Grande Gigante
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

Polícia Ambiental, PM e CGM acompanharam a queda do equipamento com tamanho aproximado de 10 metros de altura e boca de 1,5 metros de diâmetro

Mesmo sendo considerado crime ambiental desde 1998, um balão de grande porte, com emblema e brasão do grupo “Arte Chinesa”, caiu na manhã do domingo (25/07), na cidade de Jandira, na Região Oeste da Grande São Paulo. No local da queda, quatro pessoas que tentaram capturar o objeto foram detidas e conduzidas para a Delegacia de Polícia Civil do município. 

A PM (Polícia Militar) e a GCM (Guarda Civil Municipal) em apoio a Polícia Ambiental do 1º Batalhão, 1ª CIA, 3º PEL acompanharam a queda do equipamento, com objetivo de prestar assistência imediata para possíveis vítimas de incêndio, acidente de trânsito ou perturbação na rede elétrica que geralmente são provocados pela queda de um objeto voador de grande extensão. Esse tipo de monitoramento, também tem como objetivo, prender os fabricantes dessa arte proibida, popularmente conhecidos como baloeiros, que acabam seguindo os balões até o destino final na tentativa de recuperar parte da engenharia. 

Na ocasião, o balão foi flagrado perdendo altitude no bairro Esmeralda, quando os quatro investigados foram detidos. Segundo o Boletim de Ocorrência, W.M.S de 48 anos, L.M.S.S de 18 anos residentes em Barueri, juntos com R.C.S de 31 anos, residente em Itapevi e C.V.R.S de 23 anos, residente em Osasco cortaram a corda da faixa, assim que viram a aproximação da viatura da Polícia Ambiental e deixaram o balão ganhar altitude novamente, na qual, o quarteto foi detido para averiguação. Um grupo de motociclistas que também acompanhavam o balão, evadiram do local com a chegada da polícia. 

 

 

A GCM acompanhou a segunda queda do equipamento no bairro vizinho, Sol Nascente. O balão caiu em cima de duas residências e foi resgatado pelos guardas municipais e entregue para Polícia Ambiental. O equipamento estava apagado - não houve vítimas e apenas uma antena de televisão foi danificada. 

Ainda no Boletim de Ocorrência, o balão foi caracterizado como um objeto de aproximadamente 10 metros de altura, com boca de 1,5 metros de diâmetro, colorido nas cores azul, branco e preto, portando emblemas do grupo “Arte Chinesa”. 

“Pela manhã, estávamos monitorando três balões que estavam sobrevoando nesta região. Sendo um deles, este que caiu aqui em Jandira”, disse o polícia Ambiental, Carvalho durante a ocorrência. “Estamos conduzindo quatro elementos para o  DP. Se tiverem envolvimento responderão por crime ambiental, com Pena de detenção de um a três anos ou pagamento de multa no valor de 10 mil reais para cada um deles”, completou Carvalho.

A Lei n 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, em seu artigo 42 proíbe fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano. Mesmo a arte sendo considerada crime é comum balões cruzarem os céus neste período do ano, principalmente nos fins de semana. 

No sábado, dia (24/07), também foi registrado a queda de uma balão gigante na cidade de Praia Grande, no litoral paulista. O objeto voador assim como em Jandira, acabou caindo em cima de residências, no bairro Nova Mirim, não houve vítimas e ninguém foi preso.